quinta-feira, 9 de novembro de 2023


A criação do Estado de Israel

A criação do Estado de Israel foi um evento histórico que moldou o século 20 e continua a ser uma fonte de tensão e conflito na região do Oriente Médio.

A história do sionismo, o movimento político que buscava a criação de um estado judeu, remonta ao século 19. Após o Holocausto, que matou seis milhões de judeus, o apoio ao sionismo cresceu e a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a Resolução 181, que dividia a Palestina em dois estados, um judeu e um árabe.

A resolução foi aceita pela comunidade judaica, mas rejeitada pela comunidade árabe. Em 14 de maio de 1948, David Ben-Gurion, o líder do movimento sionista, proclamou a independência do Estado de Israel.

Imediatamente após a declaração de independência, exércitos de cinco países árabes – Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque – invadiram Israel. A guerra durou seis meses e terminou com a vitória israelense.

A criação de Israel foi um evento complexo e controverso. Para os judeus, foi um momento de realização de um sonho antigo. Para os árabes, foi motivo de desgosto e revolta.

O conflito entre Israel e os árabes continua até hoje, e a criação do Estado de Israel é um dos principais motivos desse conflito, e isso tem levado o jovem pais a ser seriamente atacado por terroristas. Oremos por Israel e por todos os inocentes palestinos que são usados pelo Hamas como escudo humado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário