sexta-feira, 7 de outubro de 2022

 O PLANO SECRETO DE SATANÁS - ARTIGO

(Mateus da Silva)  

Ser vigilante nestes tempos em que vivemos é certamente uma das coisas mais importantes que um cristão pode fazer. A razão é muito simples, nunca se viveu durante a história da igreja situações tais quais se vê hoje. E isso, de um ponto de vista bíblico, é endossado pelas palavras do Mestre quando este diz: “...Mas todas essas coisas são o princípio de dores...” (Mateus 24.8). Dentre as muitas predições vaticinadas pelo Senhor neste trecho das Escrituras, está aquela do versículo cinco, onde revela que muitos seriam enganados. Certamente que muitas coisas terríveis aconteceram à igreja através dos séculos, principalmente no tocante ao derramamento de sangue, mas não é a morte física dos crentes que detém a igreja, mas o enfraquecimento e, principalmente, a morte espiritual.  

Manter-se fiel aos princípios da fé cristã em um mundo pós-moderno, ao contrário do que muitos estão pensando, é um dos maiores desafios da igreja na atualidade. Não é a prosperidade financeira, a paz e o bem-estar que fazem do povo de Deus pessoas de fato abençoadas. Nenhuma situação de tranquilidade em qualquer aspecto da vida é real nesse mundo. O que se tem, na realidade, é uma falsa sensação de segurança que eventualmente está fadada ao colapso. Não há verdadeira paz em um mundo sem Deus, ainda que muitos futuros moradores do céu permeiem a terra com sua presença.  A Grande Comissão deve ser cumprida e dentre os propósitos desta está a responsabilidade a nós confiada de fazer discípulos. Eis então quão grande missão têm aqueles que se dedicam ao conhecimento da Palavra, que é fazer discípulos, ensinar, orientar, conduzir, etc 

Ensinar é uma das principais missões da Igreja. O ensino da Palavra foi claramente estabelecido no Antigo Testamento e grandemente enfatizado no Novo Testamento. Jesus foi mestre num sentido único. Ele destacou o ensino como o meio principal de moldar o caráter cristão.” (BRAITHWAITE, 1998,p 5) 

Ensinar, além de uma missão é um desafio. As pessoas precisam estar propensas ao ensino, receptivas às doutrinas bíblicas, mas isso vai estar sempre em confronto com o homem interior. Não deveria ser dessa forma, já que o que se espera de um povo especial, zeloso e de boas obras é exatamente o contrário. Pedro, o apóstolo, nos exorta a desejarmos ardentemente (...) o genuíno leite espiritual (I Pedro 2.2), acontece que está cada vez mais raro encontrar o alimento genuíno. Já existe uma mistura que se tornou tão homogênea que as pessoas não reconhecem a estranheza do sabor de um alimento contaminado. Assim tem sido nas últimas décadas, o sabor do leite espiritual tem sido adulterado paulatinamente, de forma sutil e diligentemente planejada.    

Mas, quem é o culpado dessas coisas? Como, onde e quando tudo aconteceu? E, como resolver tamanho problema? 

As respostas não são tão simples e exigem uma abordagem um tanto, até mesmo prolixa. Ater-nos-emos, portanto, a uma abordagem sucinta e panorâmica da questão. 

Embora haja vasto material bíblico para iniciarmos, fá-lo-emos, pois, a partir da Primeira Epístola de João, como se segue: 

Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. 
Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. 
E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas. 
Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. 
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. 
Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.” (1 João 2:18-24, BÍBLIA- ALMEIDA CORRIGIDA FIEL)  

 

Ao que se pode notar a mensagem de João é enfática e cheia de preocupação. Ele fala de alguém que já é conhecido da igreja, o anticristo. Não somente isso, mas afirma a presença de pessoas que se têm feito anticristos também. Esse anticristo não se trata da mesma pessoa que se manifestará durante a Grande Tribulação, mas da atuação diabólica através dos tempos que culminará na manifestação do grande líder mundial, conforme narrado no livro de Apocalipse. Russel Norman Champlin diz serem esses anticristos os gnósticos da época. Uma seita que dizia que Cristo veio somente da água, não reconhecendo seu sacrifício vicário de sangue. Ele também diz que esses eram conhecidos como anticristos por se oporem a Cristo e que os mesmos seriam uma preparação para a vinda da pessoa do anticristo original do Apocalipse (CHAMPLIN, 2013, p.245).  

Para que se possa elucidar mais claramente o zelo do apóstolo amado, observemos o que um outro grande autor bíblico, Paulo, escreve à igreja de Tessalônica:  

“E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; 
A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 
E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.” (2 Tessalonicenses 2:8-10 -BÍBLIA- ALMEIDA CORRIGIDA FIEL) 

Nesse trecho o apóstolo Paulo faz referência à pessoa próprio anticristo, o mesmo mencionado por João, só que em um contexto mais enfático. É usado pelo apóstolo dos gentios o termo iniquo para referir-se a ele. Ao revelar-nos que a vinda desse iniquo será segundo a eficácia de satanás, ele nos dá uma importante informação para entendermos o processo do plano diabólico que tanto influencia o mundo hodierno. Eficácia trata-se daquilo que dá certo, que funciona e que tem utilidade para certo fim. Nesse caso, o que seria a eficácia de satanás? 

Desde a sua queda relatada em Isaías 14.12-20 e Ezequiel 28.1-19, satanás vem acumulando experiências de todo tipo. Ele aprendeu como enganar, persuadir, planejar. Ganhou experiência durante todas as tratativas com os homens. Aprendeu a lidar com os sentimentos destes, conhece profundamente todas as áreas de conhecimento. É hábil psicólogo, não tem acesso aos pensamentos do homem, mas lê os sinais vitais deste, a dilatação das pupilas, o tremer, o suar, os batimentos cardíacos. Sabe quando há medo, inveja, orgulho, coragem, ou seja, satanás possui um manual completo dos seres humanos. Sabe muito bem como derrubar uma pessoa, até como afastar os homens da presença de Deus. Tem ciência do quanto o homem gosta de poder, de dinheiro e fama. Conhece a força dos desejos carnais que cegam as pessoas, fazendo-as praticar coisas inimagináveis. Tem pleno conhecimento das Sagradas Escrituras, a qual distorce para o mal. Tendo posse de tão vasto material chegará o momento em que depositará todo esse tutorial nas mãos do homem do pecado (2 Tessalonicenses 2.3), o anticristo. Este terá em suas mãos um plano eficaz, baseado nas experiências do diabo que deram certo ao longo da história em que lidou com os homens.  

Inferimos disso tudo, portanto, que há um desdobramento na ação do maligno consoante a sua ação na terra. Se por um lado o Novo Testamento nos informa sobre a pessoa e as ações de um anticristo, é-nos revelado, conforme comentado anteriormente, a presença de muitos que se têm feito anticristos (1 João 2.18). É notório que esses anticristos nunca deixaram de surgir no seio das igrejas através dos séculos, ainda mais atualmente, quando vivemos um terrível tempo de grande apostasia. O surgimento das falsas teologias, baseadas em falsas ciências e vãs filosofias, após a mudança do teocentrismo para o antropocentrismo no fim da Idade Média, o surgimento do iluminismo e movimentos ateístas, os quais formam uma nova mentalidade no mundo todo, em uma pós-modernidade decadente onde há todo tipo de ideologias as quais são produtos de movimentos comunistas, atenuadamente chamados de socialismo ou progressismo, os quais se apropriaram de pautas sociais como forma de mascararem as suas más intenções com suposta ajuda aos pobres, defesa de direitos humanos, criação de leis para homossexuais, índios, mulheres e crianças, sempre introduzindo valores perniciosos contrários a fé cristã como promoção de casamento entre pessoas do mesmo sexo, aborto, liberação de drogas e aparelhamento do estado, em uma clara programação anticristã, tudo muito bem planejado e delineado pelos dedos do demônio que está folheando agora o manual de seu plano eficaz contra a igreja de Cristo. Felizmente temos algo mais eficaz do que as artimanhas de satanás, a Palavra de Deus, viva e eficaz, como nos é apresentada em Hebreus 4.12a. Assim, como Cristo venceu o diabo pela Palavra, tomemos posse dessa poderosa ferramenta divina, assim a nossa vitória será certa. Amém.  

 

Mateus Silva

 

 

 

 

Bíblia Sagrada- João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel 

Braithwaite, Bruce & Karen – Elementos da Pedagogia, princípios e meios auxiliares de ensino, EETAD, 1998. 

CHAMPLIN, Russel Norman - Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Hagnos, 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário