sexta-feira, 14 de outubro de 2022

 O NADA, O BARRO E O OSSO - A engenharia do Criador

   Prof. Mateus Silva


Moisés é tido como o autor do Pentateuco, os primeiros cinco livros da bíblia. Sua habilidade linguística é impressionante e isso se deve ao fato de ter recebido refinada instrução no Egito, nação conhecida pelos seus famosos hieróglifos, forma de escrita pictográfica através da qual se conhecem hoje muitos detalhes sobre esse povo.

O legislador hebreu soube usar a linguagem de forma cirúrgica, soma-se a isso, como não poderia deixar de ser, a doce e suave inspiração divina, que mesmo em meio ao causticante deserto do Sinai soprava como suave brisa aos seus sóbrios ouvidos de atento servo do Altíssimo.

Ao relatar a forma da criação divina ele se utiliza de três diferentes palavras, sendo a primeira delas BARA', que dá a ideia de chamar à existência aquilo que não existe'. A respeito desta palavra temos o seguinte comentário do teólogo Albert Barnes:

(...) Sempre que algo absolutamente novo - isto é, não envolvido em nada existente anteriormente - é chamado à existência, há criação Nm 16:30. Qualquer coisa ou evento também pode ser dito ser criado por Ele, que criou todo o sistema da natureza ao qual pertence Ml 2:10. O verbo em sua forma simples ocorre quarenta e oito vezes (das quais onze estão em Gênesis, quatorze em todo o Pentateuco e vinte e uma em Isaías), e sempre em um sentido. 

É justamente assim que é iniciado o relado da criação dos céus e da terra. Deus chama à existência o inexistente ao dizer HAJA/YEHI, de HAYAH (seja, haja, aconteça) . Assim se sucede até o sexto dia, quando Moisés escreve uma nova palavra para relatar a criação de Adão, a palavra ASAH, que segundo Strong tem sentido de fazer, executar, juntar, preparar, prover etc. De maneira ainda mais enfática surge a seguinte raiz em Gênesis 2.7 "Então, formou[YTSER] o SENHOR Deus ao homem do pó da terra ".

A raiz dessa palavra pode ser melhor entendida quando comparada à passagem de Jeremias 18, onde Deus fala ao profeta que desça à casa do oleiro "Dispõe-te, e desce à casa do oleiro[YOTSER], e lá ouvirás as minhas palavras". Logo, a didática do escritor bíblico nos leva a entender que Deus agiu na formação do homem da mesma forma que um oleiro manuseia o barro para formar um vaso. Antropomorficamente aprouve ao Criador produzir o corpo humano de algo já existente, a terra ADAMAH, de onde vem o nome ADAM, ADÃO, que quer dizer avermelhado ( provavelmente pela cor do barro utilizado por Deus). 

Na criação da mulher uma terceira palavra é utilizada por Moisés, YVEN de BANA ( as letras B e V no hebraico são intercambiáveis de acordo com as regras fonéticas).  Diz o texto sagrado na versão King James: "Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus modelou[YVEN] uma mulher e a conduziu até ele".  

A raiz da palavra YVEN costuma surgir nas Escrituras sempre em textos que se referem à edificação de cidades, templos, altares e muros :   Porque saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o muro de Jabne, e o muro de Asdode; e edificou[YAVNEH] cidades em Asdode, e entre os filisteus(2 Cr 26:6). Veja também 2Cr 8.4; Mq 3.10; 1Re 12.25.

A mesma palavra é utilizada para se referir a edificação do Templo ou casa: "Assim edificou[YVEN] Salomão aquela casa, e a acabou( 1 Re 6:14)";

Edificação de altar: "Então edificou[YVEN] Saul um altar ao Senhor; este foi o primeiro altar que edificou[YVEN] ao Senhor(1 Sm 14:35)";

Edificação de muros: " E ele se animou, e edificou[YVEN] todo o muro quebrado até às torres, e levantou o outro muro por fora; e fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância (2 Cr 32:5)".

Alguns tradutores como os da versão King James, costumam utilizar uma forma que mais se aproxime no sentido original. É o que lemos acima em Gn 2.22 "modelou" a partir do osso da costela de Adão. João Ferreira de Almeida Atializada JFAA, prefere "transformou-a". Jerônino, na Vulgara usa "aedificavit".

Em todos os casos analisados fica evidente que a mulher foi construída, edificada. Sendo assim, ela é uma obra do próprio Deus, uma edificação. Como tal, é ela quem tem a legalidade para edificar o lar. Assim compreendemos melhor a afirmativa do sábio Salomão ao escrever "Toda mulher sábia edifica[BANTAH/YVEN] a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos (Pv 14:1). 

Deus seja louvado.

                                                                                                                Mateus Silva

 

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