A TRISTEZA NÃO SALTA DE ALEGRIA DIANTE DE DEUS
Ao contrário do que muitos dizem, a tristeza não salta de alegria diante de Deus. Isso na verdade não passa de má leitura das escrituras. Em muitos casos as pessoas sequer se dão ao trabalho de ler a bíblia.
O advento do pentecostalismo no Brasil se deu de forma muita rápida. A intenção dos nossos patriarcas, a princípio, era a evangelização acompanhada das manifestações do Espírito Santo, batismo com fogo, dom de línguas, profecias, entre outros dons. Tudo foi muito rápido, com exceção da instrução teológica concernente a muitos assuntos. Além do mais, o grau de instrução da maioria da população na época era baixo, o que também pôde servir como fator de dificuldade de entender certos textos.
Certamente que a urgência na evangelização do nosso país era prioridade para nossos missionários.
Na igreja dos tempos apostólicos não foi diferente. O rápido crescimento da igreja com as conversões em massa em Atos dos Apóstolos, levou à evangelização de todo o mundo bíblico daquela época em poucos anos, provavelmente em todo o Império Romano, segundo Adam Clark. É o que Paulo relata em Colossenses:
Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; (Colossenses 1.5,6)
Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. ( Colossences 1.23)
Tal velocidade também trouxe muitos transtornos nas igrejas, pois muitos falsos mestres se aproveitaram da falta de conhecimento dos crentes e implantavam suas doutrinas enganosas. Foi o caso do gnosticismo, da doutrina de Balaão, ensinos de Jesabel e nicolaítas, conforme se lê em Apocalipse nas cartas às sete igrejas da Ásia.
Nessa época o Canon do Novo estamento ainda estava sendo produzido, a doutrina demorou a ser ensinada. Com a vinda do segundo século do cristianismo, surgiram os teólogos, conhecidos como pais apologistas, Justino Martir, Policarpo de Esmirna e Orígenes. Estes contribuíram muito com o ministério do ensino da Palavra de Deus, combatendo heresias e valorizando a interpretação bíblica.
Voltando aos nossos tempos, ao assunto que este humilde texto se presta a esclarecer, a tristeza não salta de alegria diante de Deus, eis o porquê.
Essa confusão se deu pela leitura errada de Jó 41.22, porém ressalta-se aqui a importância de sempre se ler todo o contexto de um versículo bíblico. Isso evita erros grosseiros como o de se confundir Deus com um provável crocodilo ou qualquer outra espécie de réptil primitivo descrito no texto do livro que leva o nome do patriarca. Trata-se da descrição poética em Jó e Salmos e profética em Isaías, feita pelo próprio Deus a respeito do leviatã:
- Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? (Jó 41:1)
- Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto.(Salmos 74:14) ;
- Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. (Salmos 104:26);
- Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar. (Isaías 27:1)
Veja o que está escrito em Jó 41.22 e tire suas próprias conclusões:
No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer. (Jó 41:22)
Atente-se aos pronomes SEU e DELE. Leia todo o capítulo 42 do livro de Jó e pergunte-se: SEU, quem?; DELE, de quem?
O texto jamais irá mentir para aquele que se dá ao trabalho de lê-lo.
Louvado seja Deus.
Obrigado por ler. Deus te abençoe.
pr. Mateus Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário