sábado, 19 de maio de 2012

Elul e Selichot
O Tempo de Teshuvah
Elul é o sexto mês do calendário bíblico ( final do verão/inicio do inverno), o mês separado para arrependimento, ou Teshuvah, em preparação espiritual para os dias santíssimos ( Rosh Hashanah e Yom Kippur). Se contarmos desde Tishri como o primeiro mês do calendário (como é feito na tradição judaica), Elul seria o último mês do ano—um tempo para fazer “Resoluções para um novo ano”. O mês de Elul é, entretanto um tempo a cada ano para prepararmos para o Yomim Nora’im, os dias temíveis, por colocar em ordem a nossa casa espiritual.  
No Sinai
Todo ano o “período de Teshuvah”, ocorre durante quarenta dias desde primeiro dia do mês hebreu Elul até até o Yom Kippur (10 de Tishri). Durante este tempo é feito todo um esforço em busca de arrependimento e retorno (shuv) a Deus. Na tradição judaica, estes 40 dias são chamados “Yemei Ratzon” (dias de favor), tempo em que Deus perdoou a nação judaica após terem adorado o bezerro de ouro.  Alguns têm associado esses 40 dias ao número de dias que o feto humano é formado no ventre de sua mãe.
Teshuvah é um tipo da morte e renascimento: morte de uma vida passada e renascimento para uma nova vida e uma nova criação “ Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.(2 Co 5.17)”. É acordar de um sono induzido pelo pecado e receber em si a manifestação do Espírito Santo trabalhando no coração do crente que crê na salvação de Deus através de Jesus. Entretanto, o Espírito Santo nos dá vida espiritual e nos capacita a sermos “formados novamente” (gr. Summorfos) com o propósito de Jesus (ratzon) neste mundo”28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. (Rm8.28-30)”. O favor de Deus é mais completamente revelado no caráter de seu filho.(Hb.1.3).
Mas, por que 40 dias? Nós realmente precisamos de tanto tempo para prepararmo-nos para o arrependimento e confissão de nossos pecados? A tradição judaica determina que esses 40 dias são provenientes da experiência de Israel no Sinai (Jesus também passou 40 dias no deserto). De a acordo com Rashi, Moisés subiu o monte não menos que 3 vezes por 40 dias e 40 noites. A primeira subida iniciou-se em 6 de Sivan, 50 dias após o êxodo, quando Moisés recebeu pela primeira vez os 10 mandamentos  e começou a ensinar os detalhes da Torá (isso corresponde ao feriado de Shavuot). Quando ele desceu e viu o povo adorando ao bezerro de ouro, entretanto, ele quebrou as tábuas da lei (Ex 32.19)
De acordo com a tradição isso ocorreu em 17 de Tammuz, data mais tarde associada à calamidade de Israel. No dia seguinte, 18 de Tammuz, Moisés queima o bezerro de ouro e julga os transgressores. Ele então volta a subir o Sinai no dia 19 de Tammuz e intercede a favor de Israel por 40 dias ( até 29 de Av). Então ele desce o monte sem nenhuma resposta. Deus, então, chama Moisés no dia seguinte, 1 de Elul, para que suba pela terceira vez e receber as novas tábuas da lei. Mais 40 dias e noites foram passados enquanto Moisés recebia a revelação da Torá no Sinai. Então ele finamente desce em 10 de Tishrei –YOM KIPPUR—de posse das novas tábuas da lei em suas mãos e a certeza do perdão divino. (continua...)
De John J. Parsons, hebrew4christians.com             -                                Tradução: Mateus Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário