domingo, 15 de julho de 2012


Isaias 65:17:

A pedido dos amados irmãos do curso de Teologia-NADJAC

“Não haverá lembranças ???”
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. 
Isaías 65:17”

Não se trata de um esquecimento completo das coisas desta terra, ao menos em relação com os pecados passados, no hebraico necessariamente se entende dessa forma. O verbo zakar, traduzido "recordar", muitas vezes define a ação ou a condição que resulta da memória consciente. Por exemplo, a declaração de que os filhos do Israel "não se lembraram" do Senhor: E assim os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor.” Juízes 8:34( אֱלֹהֵיהֶ֑ם אֶת־יְהוָ֖ה  יִשְׂרָאֵ֔ל  בְּנֵ֣י  זָֽכְרוּ֙ וְלֹ֤א),não significa que nunca pensavam sobre Deus. Só quer dizer que o povo não rendia a Deus o culto que o conhecimento do Eterno deveria ter produzido. Se essa ideia se aplicar à afirmação de Isaías, poderia entender-se que as lembranças das coisas anteriores já não incomodarão nem angustiarão a mente nem causará tristeza aos salvos na glória.

Outra passagem em que é usado o mesmo verbo “Zakar”: Porque te esqueceste do Deus da tua salvação, e não te lembraste da rocha da tua fortaleza, portanto farás plantações formosas, e assentarás nelas sarmentos estranhos. Isaías 17:10

Outro detalhe interessante está no nome do profeta Zacarias que quer dizer “O Senhor Lembra”. Sabemos que Deus não se esquece de nada, por isso não precisa se lembrar. O fato de Deus se lembrar de algo não significa que não o tinha em mente. Assim será conosco na glória: As coisas estarão em nossa mente, mas sua importância será ínfima diante das grandezas que o Todo Poderoso nos reservou... Aleluia!!!
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18”

Para concluir, entendo, pelo versículo acima, que só se pode comparar aquilo que se tem em mente ou diante de nossas vistas. A GLÓRIA SERÁ TANTA QUE NÃO HAVERÁ LUGAR PARA COMPARAÇÃO...VOCÊ PODE DAR UM GLÓRIA A DEUS??????????

Adaptação: Mateus Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário