segunda-feira, 4 de abril de 2016

"SOMOS DEUSES" SERÁ?

Essa frase é muito usada pelos pregadores da confissão positiva e da teologia da prosperidade. Costumam dizer: "A Bíblia diz: Sois deuses", para enfatizar que o crente
pode ser um deus aqui na Terra, um "supercrente", com poderes especiais, podendo determinar a bênção na hora em que bem entende.
A frase "Somos deuses" é uma distorção da veracidade contida em Salmos 82.6. Este versículo diz: "Vós sois deuses..." No entanto, esta afirmação de Asafe deve ser entendida à luz do contexto. O salmista falava ironicamente dos ímpios do seu tempo que nada sabiam nem entendiam, pois andavam em trevas (w. 4,5). Embora nada soubessem, pensavam saber alguma coisa. Asafe, então, após fazer a afirmação irônica, concluiu: "Todavia, como homens morrereis e caireis como qualquer dos príncipes" (v. 7).
Interpretando os textos sagrados de forma equivocada, sem levar em conta os seus contextos, os pregadores triunfalistas enfatizam que podemos ter a natureza divina na sua plenitude (2 Pe 1.4). Esta passagem menciona a nossa participação na natureza divina quanto aos atributos comunicáveis, e não quanto aos absolutos: onipresença, onipotência, onisciência, etc.
O Senhor nos comunica amor, bondade e outras virtudes. E nesse sentido que participamos de sua natureza (2 Pe 1.5-9). Mas um famoso pregador americano, que propagava doutrinas antibíblicas e até blasfêmias, como a de que Jesus teria assumido a natureza de Satanás na cruz, afirmou: "Nem o próprio Senhor Jesus tem uma posição melhor diante de Deus do que você e eu temos" (Zoe: a Própria Vida de Deus, Kenneth Hagin, Graça Editorial, p. 79).
Quem sabe alguém argumente: "Ser deus não significa ser igual a Deus. Somos semelhantes a Ele. Somos deuses com 'd' minúsculo andando na Terra". Que engano! O Senhor, que não dá sua glória a ninguém (Is 42.8), pergunta para esses "deuses": "A quem me fareis semelhante, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes?" (Is 46.5)

Ciro Sanches Zibordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário