segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os Treze Princípios da Fé Judaica


Os Treze Princípios da Fé Judaica

Texto original :God is Unique and One

Sheloshah-Asar Ikkarim -

Os Treze Princípios da Fé Judaica

Os Treze Princípios de Fé (Sheloshah-Asar Ikkarim) constitui o mais
conhecido credo judaico, que foi formulada pelo grande rabino judeu
medievalista Moisés ben Maimon, mais conhecido como Maimônides
(1135-1204 dC), em seu comentário sobre a Mishná ( Sinédrio, 10).
Maimonides alegou que ele destilou estes Treze Princípios de Fé da
Taryag mitzvot (613 mandamentos) enumerou na sua exegese da Torá.

Rambam

É costume de muitas congregações  recitar esses princípios todos os
dias após as Shacharit (manhã) as orações na sinagoga. Os Treze Princípios
são as seguintes: Clique nos links para ver original em inglês e ouvir em hebraico.

1.       Só Deus é o Criador


2.       Deus é único e um




4.       Deus é o Primeiro e Último



5.       Devemos orar a Deus somente


6.       As Palavras dos Profetas são verdadeiras http://www.hebrew4christians.com/Scripture/Shloshah-Asar_Ikkarim/Prophets/prophets.html


7.       Moisés é o profeta Chefe



9.       Torá não pode ser mudada

10.   Deus conhece todas as coisas



11.   Deus recompensa o justo

12.   O Mashiach virá



13.   A mortos serão ressuscitados

Hebraico para os cristãos
Copyright © John J. Parsons
Todos os direitos reservados. www.hebrew4christians.com
Tradução e adaptação : Mateus Silva

sábado, 21 de julho de 2012

HAMARTIOLOGIA


           Questionário 1

1.      Quando o conceito de pecado é removido da esfera religiosa. O que acontece?
Ele se torna fraco, debilitado, como o uso comum da linguagem mesmo indica. Pg. 3

2.      Quem peca contra o próximo, consequentemente, peca contra quem?
Contra Deus. Pg. 3

3.      Qual é a palavra hebraica que significa erra o alvo?
Hatha. Pg 4

4.      Qual é a palavra hebraica que significa carnudo ou gordo?
Kasal. Pg. 5

5.      Qual é a palavra grega que significa transgredir, praticar más obras e pecar contra Deus?
Hamartia. Pg. 7

6.      Explique a diferença do mal natural para o mal moral.
Mal moral é o pecado, ou seja, um "mau" que faz mal. O mal natural é aquele que resulta da vontade pervertida do homem que desencadeia terríveis consequências ruins para o próprio ser humano. O mal natural ou físico é tudo aquilo que resulta da ação da natureza como terremoto, incêndio, maremoto, enfermidades, acidentes e até própria morte no reino vegetal e animal.
Note-se: Mau com “U”, é moral e mal com “L”, natural. Pg.9,10,11

7.      Onde se originou o mal?
Muito papel e tinta foram gastos por teólogos e filósofos para tentar explicar a origem do mal, mas até hoje esse problema não foi solucionado. O que se pode ter certeza é que o mesmo é totalmente incompatível com os atributos de Deus, e, mesmo tendo sido Ele o criador de todas as coisas, não pode ter criado, dessa forma, o mau. Pg. 9,10

8.      Explique o mal sobre o ponto de vista deísta.
O deísmo é uma corrente filosófica criada por Epícuro (At.17.18), sábio grego que viveu no terceiro século a.C.
De acordo com essa crença, o mal existe, mas não há nenhum deus envolvido contra ou a favor, pois ainda segundo a crença dos epicureus, Deus existe, mas está divorciado de sua criação, tendo estabelecido leis naturais para reinarem (governarem) em seu lugar. Pg. 18.

9.      Qual a diferença entre o teísmo otimista e o pessimista?
Os otimistas dizem que esse é o melhor mundo possível e somos incapazes, pela nossa ignorância, de saber porque ele não é melhor, dessa forma tentam não entrarem em choque com os atributos divinos em sua explicação sobre a origem do mau. Já os pessimistas afirmam  que há mais do que um Deus, mas à nossa semelhança eles seriam tanto bons como maus, sendo assim causadores direto do mal. Pg. 20.


Questionário 2

1.      Explique, com base bíblica, a universalidade do pecado.
Não há homem que não peque: “Quando pecarem contra ti (pois não há homem que não peque), e tu te indignares contra eles, e os entregares ao inimigo, de modo que os levem em cativeiro para a terra inimiga, longínqua ou próxima;” (I Re 8.46);
e não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente.”(Sl 143.2);
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.( Gl 5.22). Pg. 27

2.    Em qual estágio da vida a alma humana é afetada pelo pecado?
Desde o primeiro momento do ser humano, quando o mesmo é concebido: “Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.”Pg. 28


3.      Qual o argumento do ateu para negar a realidade do pecado?
A não existência de Deus, pois o pecado só pode existir como ofensa contra Ele. Pg. 30

4.    Refute o conceito determinista acerca do pecado.
A crença determinista só tem lugar se for excluído o livre-arbítrio, sendo assim, tal ideia não pode prevalecer, uma vez que o homem é quem decide se escolhe o bem ou o mal. Pg. 32

5.    Por que o panteísta nega a realidade do pecado?
Uma das várias modalidades de panteísmo afirma que sendo Deus absolutamente onipotente, santo, amor e bondade, não pode existir o mal no universo, visto que o próprio universo é Deus. Pg. 32

6.    O que o hedonismo pensa do pecado?
O pecado não é problema, uma vez que proporcione prazer. Pg 33

7.    Qual era o ponto de vista de Leibnitz e de Espinosa acerca do pecado?
Afirmam que o homem é pecaminoso porque é ignorante e finito. Dizem que pecado não é algo positivo, mas que também não é negativo. Afirmam também que pecado não é um mal absoluto, mas relativo, elemento da educação humana e um meio para progresso. Pg. 37

8.    Refute a heresia gnóstica no seu comentário acerca do pecado.
Essa teoria não prevalece, pois responsabiliza a matéria pela maldade no mundo. Sabemos que a matéria não tem qualidade moral, ela nem é negativa e nem positiva, mas tão somente neutra, o homem que pela sua maldade ou bondade interna faz bom ou mau uso dela. Pg. 39

9.    Explique o dualismo maniqueísta.
Mani, sábio persa e gnóstico, que viveu entre 216 e 277 d.C, criou essa doutrina dualista a qual afirma que o universo é governado por duas forças antagônicas: o bem e o mal. Pra ele, em cada ser, estão presentes essas forças, luz e trevas, sendo que a luz nunca destruirá as trevas, o bem nunca destruirá o mal, porque ambos são eternos. Pg. 39

10.  Explique a origem do pecado a partir do estado neutro.
Essa teoria afirma que o homem não foi criado nem positivo nem negativo e, sim, num estado neutro, sem conhecer o bem e o mal. O mesmo despertou ao comer da arvore do conhecimento. Toda maldade humana reside na zona da inteligência analítico-mental. Pg. 42

11.  Qual o conselho da filosofia estoica acerca do pecado?
O homem que sabe usar sem abusar é um homem sábio e, portanto, livre. Toda dificuldade do homem aqui na terra está em assumir na atitude correta em face dos bens materiais. A antiga sabedoria estoica dizia: “ Abusar é proibido, recusar é permitido, usar é recomendável.” Pg. 44

12.  Onde é possível o pecado?
Segundo alguns expoentes, o pecado só é possível na penumbra do ego-consciência, criado pelo intelecto. Pg. 45

13.  O pecado é um fenômeno privativo de quem?
Da semiconsciência. Pg. 45

domingo, 15 de julho de 2012


Isaias 65:17:

A pedido dos amados irmãos do curso de Teologia-NADJAC

“Não haverá lembranças ???”
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. 
Isaías 65:17”

Não se trata de um esquecimento completo das coisas desta terra, ao menos em relação com os pecados passados, no hebraico necessariamente se entende dessa forma. O verbo zakar, traduzido "recordar", muitas vezes define a ação ou a condição que resulta da memória consciente. Por exemplo, a declaração de que os filhos do Israel "não se lembraram" do Senhor: E assim os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor.” Juízes 8:34( אֱלֹהֵיהֶ֑ם אֶת־יְהוָ֖ה  יִשְׂרָאֵ֔ל  בְּנֵ֣י  זָֽכְרוּ֙ וְלֹ֤א),não significa que nunca pensavam sobre Deus. Só quer dizer que o povo não rendia a Deus o culto que o conhecimento do Eterno deveria ter produzido. Se essa ideia se aplicar à afirmação de Isaías, poderia entender-se que as lembranças das coisas anteriores já não incomodarão nem angustiarão a mente nem causará tristeza aos salvos na glória.

Outra passagem em que é usado o mesmo verbo “Zakar”: Porque te esqueceste do Deus da tua salvação, e não te lembraste da rocha da tua fortaleza, portanto farás plantações formosas, e assentarás nelas sarmentos estranhos. Isaías 17:10

Outro detalhe interessante está no nome do profeta Zacarias que quer dizer “O Senhor Lembra”. Sabemos que Deus não se esquece de nada, por isso não precisa se lembrar. O fato de Deus se lembrar de algo não significa que não o tinha em mente. Assim será conosco na glória: As coisas estarão em nossa mente, mas sua importância será ínfima diante das grandezas que o Todo Poderoso nos reservou... Aleluia!!!
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18”

Para concluir, entendo, pelo versículo acima, que só se pode comparar aquilo que se tem em mente ou diante de nossas vistas. A GLÓRIA SERÁ TANTA QUE NÃO HAVERÁ LUGAR PARA COMPARAÇÃO...VOCÊ PODE DAR UM GLÓRIA A DEUS??????????

Adaptação: Mateus Silva

quarta-feira, 4 de julho de 2012

MANCAR ENTRE DOIS PENSAMENTOS


Por quanto tempo você irá coxear entre dois pensamentos? (1 Re 18.21).

Esta questão de Elias, o profeta, é também para os dias de hoje. Estamos sendo chamados para fazer as nossas mentes transformadas (shuv) ao Senhor. Afinal, o que é mais importante para você do que seu relacionamento com Deus? Existe algo mais importante do que isso?Abraham Heschel, professor e rabino judeu(11 Janeiro, 1907 – 23 Dezembro, 1972) escreveu certa vez: “Deus não tem importância, a menos que Ele seja de suprema importância”. Dito de outra forma é impossível ficar indiferente diante de Deus. Você não pode servir a dois senhores. Em última análise você quer dividir o seu amor, mas Ele nunca vai aceitar somente metade de teu coração “Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca ( Ap 3.16)”. Jesus sempre reforçava essa questão. Considere quantas vezes as pessoas se sentiram ofendidas por seu ministério. A mensagem do evangelho é sempre ofensiva para aqueles que fazem muito mais de si próprios. Aceitar a cruz de Jesus significa abandonar todo jogo religioso. Como Dietrich Bonhoeffer,  alemão pastor , teólogo , resistente anti-nazismo (04 de fevereiro de 1906 - 9 de Abril de 1945) disse: “Quando Cristo chama um homem, Ele convida-lhe para morrer”. As escrituras advertem que “um homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1.8). A palavra traduzida por “dois pensamentos” é dipsuchos (διψυχος), Tiago 1:8que literalmente significa “ter duas almas” ou vontades. Um homem de coração dobre é cheio de conflitos internos e indecisões. Ele é como a “casa dividida” proverbial que não pode subsistir “E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir”(Mc 3.25). Na verdade a palavra traduzida por instável “akatastatos” (ακαταστατος),Tiago 1:8, significa “lançado à tormenta”, como um navio golpeado pelas ondas do mar. Quando Pedro tentou caminhar sobre as águas turbulentas, ele perdeu a coragem e começou a afundar, mas Jesus o segurou dizendo: “Ó homem de pequena fé, por que duvidas-te?” (Mt 14.31), isto é, “distadzo” , literalmente significa “pensar duas vezes”). A única maneira de ser curado de um coração dividido é tomar uma decisão. Ter coração puro é desejar uma única coisa “...vós de duplo ânimo, purificai o coração” (Tg 4.8). Deus não está interessado em seguidores mornos e indiferentes, Ele quer pessoas que o amem e não que o admirem. Simplificando, Deus quer todo o nosso coração sem reservas: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.”      (Dt 6:5). “O antídoto para quem tem uma “mente dupla”, está claro nas Escrituras: “aproximem-se de Deus e Ele se aproximará de vocês”. Limpem as mãos, pecadores, e purificai os corações, vós de espírito vacilante”(Tg4:8). O verbo usado neste versículo (eggidzo- eggizw,  aproximar significa chegar perto de alguém o suficiente para tocá-lo. Sob a luz desse entendimento, somos encorajados a vir tão perto de Deus a ponto de tocar-Lhe e de ser tocado por Ele. Assim, Ele responde àqueles que sinceramente clamam a Ele : “O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade” (Sl 145:18). Ele está perto daquele que tem o coração quebrantado e é pobre de espírito : “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. (Sl 34:18). ”Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido (Rm 10:11)”.Mas, quantos são os dias da tua vida? Quantas oportunidades haverá para você refazer sua mente? “. Por quanto tempo você ainda mancará entre dois pensamentos? Escolha hoje a quem irá servir...Os sábios aconselham: “arrependa-se um dia antes da sua morte”, Mas quem sabe o dia que irá morrer? Por isso, viva cada dia como se fosse o último, e que Deus possa ajudá-lo a tomar a decisão de “buscar ao Senhor enquanto se pode achar e invocá-lo enquanto está perto. Amém.      
John Parsons- (tradução e adaptação, Mateus Silva) hebrew4christians.com