quarta-feira, 22 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO ALTAR AO DEUS DESCONHECIDO At 17.22,23

Epimênides nasceu em Cnossos, na ilha de Creta, em meados dos anos 600 a.C. Diz-se que esteve em Atenas no tempo de Sólon, onde os achados históricos lhe atribui ter limpado a cidade de uma praga que a assolava. Epimênides foi, portanto, um herói cretense que atendeu ao pedido de Atenas feito por Nícias para que aconselhasse a cidade sobre como se livrar de uma praga. Epimênides ofereceu sacrifícios baseado em três suposições. Assim ele afirmou: a) Minha primeira suposição é que existe ainda outro deus interessado na questão desta praga – um deus cujo nome não conhecemos e que não está, portanto, sendo representado por qualquer ídolo em sua cidade; b) Segundo, vou supor também que esse deus é bastante poderoso e suficientemente bondoso para fazer alguma coisa a respeito da praga, se apenas pedirmos a sua ajuda; c) A terceira suposição é muito simples. Qualquer deus suficientemente grande e bondoso para fazer algo a respeito da praga é também poderoso e misericordioso para nos favorecer em nossa ignorância – se a reconhecermos e o invocarmos. Assim, ao chegar a Atenas, Epimênides conseguiu um rebanho de ovelhas pretas e brancas e soltou-as na Colina de Marte, dando instruções para que alguns homens seguissem as ovelhas e marcassem o lugar onde qualquer uma delas se deitasse. O propósito dele era dar a qualquer deus eventualmente ligado à questão da praga, uma oportunidade de revelar sua disposição em ajudar. Epimenidesprovavelmente conduziu essa experiencia de manhã bem cedo, quando as ovelhas estavam famintas, o que tornaria logicamente impossível alguma se deitar diante de um campo verdinho para comer. No entanto, algumas das ovelhas deitaram e os atenienses as ofereceram em sacrifício sobre os altares sem nome, construídos especialmente com esse propósito. A praga foi assim removida da cidade. 
            A Bíblia afirma em Atos 17:16 que enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. Quando Paulo viu em Atenas o privilégio da adoração ser reduzido ao culto de meros ídolos de madeira e pedra, o horror tomou conta dele. Paulo, no entanto, havia “passado e observado” (Atos 17:23) e descobriu algo “no” sistema que não fazia parte “do” sistema – um altar que não estava associado a qualquer ídolo! Um altar com uma curiosa inscrição: “Ao deus desconhecido”. Paulo percebeu uma brecha na comunicação que provavelmente abriria as mentes e os corações daqueles filósofos estóicos e epicureus. Paulo, então, pronunciou: “Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio” (Atos 17:22-23). A idolatria, por sua própria natureza, carrega em si um “fator inflacionário embutido”. Uma vez que os homens rejeitem o Deus único, onisciente, onipotente e onipresente, preferindo divindades menores, eles finalmente descobrem – para sua frustração – que um número infindável de divindades inferiores é necessário para preencher o espaço deixado pelo Deus verdadeiro!
            Paulo compreendia o pano-de-fundo histórico do altar ao “deus desconhecido” de Epimênides. Isso fica claro porque Epimênides, além de ter habilidade para lançar luz sobre problemas obscuros das relações entre o homem e Deus, era também um poeta e Paulo citou a poesia de Epimênides! Essa poesia está registrada em Tito 1:12-13, quando Paulo, ao deixar Tito para fortalecer as igrejas na ilha de Creta, escreveu: “Foi mesmo dentre eles, um seu profeta que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente para que sejam sadios na fé”. As palavras citadas por Paulo são de um poema atribuído a Epimênides. Paulo chamou Epimênides de “profeta”. O termo grego é propheetees, o mesmo usado geralmente pelo apóstolo para os profetas tanto do Antigo como do Novo Testamento. Paulo não teria honrado Epimênides com o título de profeta se não conhecesse o caráter e as obras do mesmo.

                                                                                                                     Don Richardson

SEJA UM/A TEÓLOGO/A
Curso com suporte via skype, Whatapp, área do aluno completa!
SAIBA MAIS!⇓

26 comentários:

  1. É realmente imprecionante eu já pesquisei varias culturas e todas elas falam sobre um Deus desconhecido e que é mais podeoso que todos os outros deuses juntos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merlin Santiago É que o Deus Desconhecido de atos 17 É único e verdadeiro pai de Jesus Cristo

      Excluir
    2. Merlin Santiago É que o Deus Desconhecido de atos 17 É único e verdadeiro pai de Jesus Cristo

      Excluir
    3. O deus desconhecido tornou-se com certeza aquela época, o pai de todos os gregos que foram salvos das calamidades ocorridas. O Deus Amoroso o qual Jesus divulgou, é o Pai de todos nós!
      Caso voce não saiba Rossi, foi no "Concílio" de Niceia em 325, que por um voto de diferença, que Jesus foi eleito o único Salvador do mundo e único filho de Deus!!!

      Excluir
    4. Só existe um único Deus que é o Criador que na é poca era desconhecido por todos como nos dias de hoje ainda é..são pouquíssimos os que conhecem ou sabem da única verdade sobre ele.o cristianismo continua como nos tempos em Creta adoram milhares de deuses pagãos comojesus que iesus tamus sol Zeus alá aparecida Lurdes Maria são Paulo são Jorge e por ai vai e não lêem as escrituras não procuram sabem de onde surgiu todos esses deuses incluindo ainda Jeová Javé Iavé em vários lugares vai mudando de nome..Jesus é a própria besta...sem contar quantas alterações e contradições bíblicas que deixa claro que esse deus da bíblia que o povo adora nada mais é que o próprio satanas..vejam os videos de Henrique Silva e liberte se das mentiras do cristianismo.

      Excluir
    5. Se você fala isso com toda convicção amado, então nos você mesmo sua teoria, e não nos mande olhar vídeo de fulano ou Beltrano. Mas, prove o porque o Jesus dá Bíblia não é o filho do Deus "Desconhecido" daquela época!

      Excluir
    6. Se você fala isso com toda convicção amado, então nos você mesmo sua teoria, e não nos mande olhar vídeo de fulano ou Beltrano. Mas, prove o porque o Jesus dá Bíblia não é o filho do Deus "Desconhecido" daquela época!

      Excluir
    7. Marines, na verdade vc e uma escrava de satanas e seus demonios.
      O que te posso falar e que Jesus te ama e morreu por ti na cruz.

      Excluir
    8. Marines Alves para de ser burra o próprio Deus faz menção de Jesus como ele seria uma Besta ... nossa a gente leh cada besteira

      Excluir
    9. SO UMA PERGUNTA , SE DEUS NÃO EXISTE OU COMO VOCE MARINES FALOU QUE É O PROPRIO SATANAS , COMO VOCE VAI PROVAR QUE SATANAS EXISTE SE, E A MESMA ESCRITURA ONDE LEMOS SOBRE DEUS ,TAMBEM FALA DO DIABO ? ....ENTÃO O DIABO EXISTE E DEUS NÃO ,QUEM TE DEU ESSA INFORMAÇÃO O PROPRIO SATANAS EM PESSOA , OU VOCE LEU NAS ESCRITURAS ?

      Excluir
    10. Deus sua mae e tru pai eo kingue Deus atual e seu cachorrinho.

      Excluir
  2. Muito interessante. Já conhecia essa historia, mas sem tantos detalhes. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza por que eu conheco oDeus desconhecido em 1998 eu sofri um grave acidente de moto ainda não servia aDeus era pra ter morrido mas depois de des anos o Deus desconhecido se manifestou amim e mostrou que aqele acidente era pro nome dele ser ezaltado se ele Deus e desconhecido pra você de uma oportunidade e ele manifestara o poder em sua vida

    ResponderExcluir
  4. Marines que o Senhor tenha misericórdia de ti

    ResponderExcluir
  5. Marines que o Senhor tenha misericórdia de ti

    ResponderExcluir
  6. Naribes, eu ate te entendo pois, como esta escrito em Romanos: como invocara aquele que você não conhece
    Maia se VC abrir o coração o Altíssimo ira se revelar a VC de forma tremenda
    Se você crer no que pra você e a verdade hoje e por que houve espaço na tua vida pra isso, então abre o coração pra Jesus e conheceras a maravilhosa da salvacao.

    ResponderExcluir
  7. Deus eDeus e o homem pode maltratalo dizendo que e satanás.Deus não se importa se o maltratarem seus filhos.e se fosse ,qual e o problema.hajam e desde já.

    ResponderExcluir
  8. Posso responder algumas perguntas com poucas palavras, João 8, mostra o diálogo de Jesus com fariseus e no calor do diálogo no vs 47 Jesus afirma os que são de Deus ouve as coisas de Deus, por isso não me dais ouvido por que não sois de Deus. Quer saber mais leia João 8 na íntegra.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente pessoas estao vivendo no escuro, por nao crer em JESUS, precisam ser libertos, que DEUS tenha misericórdia dessas pessoas. Precisam entender que o que ja foi posto não pode ser mudado, próprio DEUS coloca sua palavra acima dEle. Muitas pessoas acreditam em tudo o que é ontra a palavra, e até a criticam, más não acredita em JESUS, vou deixar só um versículo que fica em galatas 1 vs 8, ainda que um homem ou um anjo pregasse outro evangelio além do que ja está posto seja anátema. ( amaldiçoado ).

    ResponderExcluir
  10. Marine, Satanás esta aí a enganar muitas pessoas como vc, sabe porque? Otempo dele esta curto e ele ja está condenado e por isso está influenciando muitas pessoas, para tbm leva-las para a mesma condenação, se esvazie de si mesma e leia a bíblia, e peça a DEUS que se revele a vc. Vc precisa dEle.DEUS não ama o pecador, Ele ama o pecador arrependido.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado a todos pela contribuição.

    ResponderExcluir
  12. Deus : é artigo definido ele disse eu sou o caminho é a verdade e a vida jo,14.6

    ResponderExcluir