segunda-feira, 21 de maio de 2012

As Redes Sociais e a Igreja. Moscas ou Peixes?



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As redes Sociais e a Igreja


                                                       Peixes ou  Moscas  ?

                                                 Mateus Silva



                                                                 São Paulo 2012 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




SUMÁRIO

Diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais.........................2

A frustração de Uma Antiga Organização...................................3
 .
O pecado de Ninrode................................................................3
 .
Um intrigante mistério...............................................................5

Vamos aos dados do IBOPE....................................................6

Ficou assustado?.....................................................................8

Caçadores ou Pescadores?......................................................9

Peixes ou Moscas?..................................................................9

Facebook não é igreja!...........................................................10

Conclusão...............................................................................10

Para meditar............................................................................10

Bibliografia...............................................................................11

Sobre o autor...........................................................................11


  AS REDES SOCIAIS E A IGREJA, PEIXES OU MOSCAS?




Muitas espécies animais têm necessidades de se agruparem em sociedades. Essa formação ajuda a preservação da espécie, pois auxilia os animais a se protegerem de seus predadores, acasalarem-se e caçarem com mais eficiência.
Nós humanos por sermos a espécie mais evoluída em termos de comunicação, temos uma necessidade ainda maior de formação de grupos. Essa socialização é um prato cheio para os estudantes e profissionais do comportamento humano, mas temos percebido que no meio cristão, quem mais tem se saboreado com esse prato é o inimigo de nossas almas. Indubitavelmente a internet veio para ficar e não há nada que possamos fazer para barrar essa tecnologia: "

E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. (Daniel 12:4). No entanto, podemos fazer a diferença e, a busca por conhecimento é a nossa ferramenta principal: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2” . Em outras traduções a bíblia diz “...transformai-vos...” e não “...transformai-o...”, pois não podemos transformar o mundo, mas podemos transformar a nós mesmos.

  DIFERENÇA ENTE REDES SOCIAIS E MÍDIAS SOCIAIS



Segundo Augusto de Franco, professor e escritor, redes sociais não podem ser confundidas com mídias sociais. Redes sociais são pessoas interagindo, por qualquer meio. A interação pode ocorrer presencialmente ou à distância. Mídias sociais são apenas ferramentas. Como o nome está dizendo, são “meios” como o Twitter e o Facebook, entre outras.
Interagir é agir mutuamente, envolver, interatuar, infiltrar, brincar, expor, etc.
Participar é fazer saber, comunicar e anunciar.
Redes sociais são ambientes de interação, não de participação. Não se pode entender a sociedade em rede sem entender a interação. O problema é que estamos tão intoxicados pelas ideologias participacionistas do século passado que confundimos participação com interação. Está aí a web 2.0 que não me deixa mentir. Tudo se resume a curtir, votar, adicionar… As caixinhas já estão prontas. Quando você clica nelas a interação já se perdeu. Só os donos dessas plataformas têm acesso aos dados que você e todos os outros participantes jogaram nos alçapões que eles construíram.
Você pode até dizer “ah!ts. Mas, eu nem uso a internet mesmo...” Mas eu lhe pergunto: Você possui conta em banco?, Você já trabalhou registrado em alguma empresa?, Você já declarou Imposto de Renda? Tirou RG ou CPF?, etc. Meu irmão...Então você participa, só não interage! Os grandes provedores de internet nos conhecem mais do que nós mesmos.

 

 WEB 2.0 

Segundo Tim O'Reilly, entusiasta de movimentos de apoio ao software livre e código livre, é também creditado como o criador da expressão Web 2.0, o seu objetivo é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"


O pecado de Ninrode


 É notável que o Senhor não interviesse nas relações humanas desse povo antes de um fato marcante: A construção de uma torre. Pelo que se pode notar, foi nesse ponto que a soberba passou a entrar no coração de Ninrode e seus seguidores. O desejo por poder e glória resultou em esquecimento ou desobediência de determinações que, por tradição oral, deveriam ser do conhecimento de todos:
1- Deus não mais enviaria dilúvio sobre a terra (Gn 9.11)

2- Não é da vontade de Deus que seu povo seja estagnado:
"Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela (Gn 9.7)". A palavra usada no original é (éretz), que significa terra. Essa pode ter dois sentidos, tanto local, no caso do termo muito usado "éretz Israel", quanto global, pois esse mesmo termo (éretz), se encontra em Gêsesis 1.1. No Novo Testamento Deus permite a perseguição aos cristãos com o propósito de que estes anunciassem o evangelho até os confins da terra. "Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra (At 8:4)."
Certamente que Deus tinha muito mais para a humanidade do que um pedaço de terra entre dois rios, além do que as atrocidades que o povo passou a cometer dentro dessa torre fizeram com que o próprio Deus descesse àquele lugar. Ele confundiu sua língua de forma que não mais podiam permanecer juntos, então se espalham em comunidades de mesma língua e fala.
Assim como o orgulho entrou no coração de satanás, entrou no de Ninrode e este também deixou o temor do Senhor Yhawéh.


Mas você deve estar se perguntando: O que tudo isso tem a ver com Redes Sociais?

Notem que na ocasião havia uma só língua, um só idioma e uma só maneira de falar "
Segundo a Linguística, língua e fala são diferentes. Para Ferdinand de Saussure a fala é composta de variações (dialetos) que não alteram a língua. Já a língua é um conjunto de sinais (signos) organizados através dos quais os seres se comunicam. Cada grupo social possui a sua língua.
Logo, não havia nada de diferente, nem sequer uma palavra desconhecida entre eles, nem mesmo diferença de sotaque, gíria ou algo parecido, ao contrário do que encontramos mais tarde em Juízes 12, onde a pronuncia errada de uma palavra "sibolete" em vez de "shibolete", culminou no degolamento de quarenta e dois mil homens de Efraim.
Já não é novidade o fato do mundo estar globalizado e falando uma mesma língua, a língua inglesa. Quem assiste à TV CNN, pode notar que o seu slogan é : "Go beyond the borders", ou seja, "Vá além das fronteiras".
E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala (Gn.11.1). 5 O nome Babel, que é a forma grega de Babilônia, significa Porta de Deus. Lugar de Confusão, como muitos chamam, não é tradução e, sim, uma alusão à confusão das línguas. O grande problema foi terem se esquecido do verdadeiro Deus.
Quase todos nós temos agora em casa uma porta que nos leva à entrada dessa grande torre que volta a ser construída de forma virtual: O computador.

UM INTRIGANTE MISTÉRIO

Qual é a língua da nova Torre de Babel? O inglês, certo?
Então, tomemos o seu alfabeto e, para cada letra adicionemos seu número correspondente, múltiplo de 6.


A-6
F-36
K-66
P-96
U-126
Z-156
B-12
G-42
L-72
Q-102
V- 132

C-18
H-48
M-78
R-108
W-138

D-24
 I-54
N-84
S-114
X-144

E-30
J -60
O-90
T-120
Y- 150



Agora, como se escreve a palavra computador nessa língua? COMPUTER, certo?

Então, vamos fazer uma coisa: escreva essa palavra e some os números correspondentes a cada letra.


C
18
O
90
M
78
P
96
U
126
T
120
E
30
R
108

666



Viu??? É claro que a numerologia não deve ser usada como fazem os místicos , pois a palavra de Deus, para nós, é a maior revelação que existe, mas não acho que isso seja mera coincidência...“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Apocalipse 13:18)” Computador não é homem.

VAMOS AOS DADOS DO IBOPE:

Total de pessoas com acesso à internet atinge 77,8 milhões
O acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 77,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2011, segundo o IBOPE Nielsen Online. Esse número é 5,5% superior ao do segundo trimestre de 2010 e 20% maior que o do segundo trimestre de 2009.
Maior crescimento ocorre em residências; 87% dos internautas usam sites sociais Evolução do número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, Brasil – segundo trimestre de 2009, segundo trimestre de 2010 e segundo trimestre de 2011

                                                                                                                                 Fonte: IBOPE Nielsen Online Do total de 61,2 milhões de pessoas com acesso no trabalho ou em domicílios, 45,4 milhões foram usuários ativos em agosto de 2011, o que significou um crescimento de 1,2% em relação ao mês anterior e de 9,2% na comparação com os 41,6 milhões de agosto de 2010.
O tempo de uso do computador com internet também continuou crescendo e chegou a 69 horas por pessoa em agosto, representando um aumento de 6,4% em relação ao mês anterior.
O crescimento do total de usuários continua a ser maior na internet domiciliar. Considerando somente os usuários ativos em residências, o número passou de
6 32,3 milhões em agosto de 2010 para 37 milhões em agosto de 2011, uma expansão de 14,4% no período. Evolução do número de usuários ativos, Brasil – trabalho e domicílios – agosto de 2010 e agosto de 2011


O que fazer agora? Não há para onde correr... Só para os braços de Jesus.
Seu filho não sai do computador? Não sai do Facebook?
Aqui vão algumas dicas:

 Proteja seus filhos dos conteúdos ofensivos da internet.
"
 Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites. Provérbios 1:10"
 Fique alerta, pois há muita gente má querendo seduzir nossos filhos através da internet.
"
 Cuide bem da sua família, caso contrário você terá negado a fé. Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.1 Timóteo 5:8"
"
 Evite deixar seu filho usar a internet com a porta do quarto fechada. Isso pode se tornar uma armadilha. Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. Provérbios 18:1"
"
 Seja você mesmo um exemplo para seus filhos. O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele. Provérbios 20:7"
"


 Ainda faço uso das palavras do professor Augusto de Franco:

“Se você optar por não fazer nada (grifo nosso), nada se modificará no mundo em que vive, mas você não poderá sair do mundo que lhe impuseram e no qual está aprisionado. É preciso ser mais do que é, ser o que você pode ser como revelação ou descoberta do que você é.”
 

 O crente não pode ser refém de sua própria ignorância. É mais fácil vigiar os nossos filhos na internet do que vigiá-los quando estão fora de casa.
Uma boa dica é criar um acesso nas Redes Sociais nas quais seus filhos interagem, dessa forma você poderá monitorá-lo e, principalmente saber quem são os seus amigos e os amigos de seus amigos. Saberá o que andam fazendo, do que falam, o que planejam, do que gostam... Você não precisa nem interagir, basta participar, sem falar com ninguém. Investigue aqueles que mais contatos e interação têm com seus filhos. Isso sim é vigiar. Você não está espionando, mas cuidando da integridade de seus filhos que Deus lhe deu. 


 CAÇADORES OU PESCADORES?

Ninrode foi grande caçador diante do Senhor. Talvez tivesse enfrentado temíveis animais de sua época os quais abatia com grande destreza. Isso o fez tão famoso que é citado na longa genealogia do livro de Primeiras Crônicas: "Cuxe foi pai de Ninrode, o qual foi o primeiro a ser poderoso na terra.(I Cr 1.10)" e por suas conquistas geográficas no livro do profeta Miquéias: "Esses consumirão a terra da Assíria à espada, e a terra de Ninrode nas suas entradas. Assim ele nos livrará da Assíria, quando entrar em nossa terra, e quando calcar os nossos termos.(Mq 5.6)


Que enorme diferença entre Ninrode e os pescadores discípulos de Jesus. Ninrode foi reconhecido por ser grande caçador, mas abandonou sua profissão para erguer a Babilônia. Já os discípulos do mestre foram chamados sendo humildes pescadores e aprimoraram essa profissão, no âmbito espiritual, a tal ponto de pescarem mais do que peixes—se tornaram pescadores de almas para o Reino de Deus.

As coisas se encontram em certo lugar no espaço-tempo. A Babilônia de Ninrode passa por uma transição do material para o espiritual, ou seja, as almas dos pecadores estão aprisionadas por grilhões de uma Babel que só espalhou pecados entre as nações da terra. Os discípulos de Cristo, então, deixam a pesca material para entrarem na pesca do mundo espiritual e resgatarem essas almas presas na rede do impetuoso caçador.





PEIXES OU MOSCAS?

A palavra Web significa rede, ou seja, uma rede virtual de computadores interligados. "É possível arrebanhar as pessoas em um espaço participativo para depois conduzi-las. Quando a interatividade aumenta, é porque os graus de conectividade e distribuição da sua rede social aumentaram, ou, dizendo de outra forma, os graus de separação diminuíram e o mundo social se contraiu." Augusto Franco
 Há muitos de nossos irmãos que estão na rede mais interessados em moscas do que em peixes. Em vez de fazer o seu papel de pescador de almas estão fazendo papel de aranha (Spider), e se igualam aos muitos ímpios que estão conectados com o mesmo propósito: Deturpar.

Há alguns meses atrás uma crente, filha de uma irmã conhecida postou em seu mural público do Facebook a seguinte frase: "Acordem crentes, Facebook não é igreja!". Fiquei muito incomodado com aquilo e fiz questão de redigir e postar o seguinte texto: 



Você já deve ter ouvido e até lido essa máxima: "Facebook não é igreja!".
Devo admitir que isso, do ponto de vista institucional, é verídico. Mas algo tem me incomodado bastante ao perceber que os difusores dessa frase não eram ímpios e sim cristãos. Depois de alguma meditação sobre o assunto cheguei à seguinte análise: o Facebook é uma rede social através da qual pessoas podem se encontrar, fazer, novas amizades, marcar encontros, manifestar seus gostos e desgostos, xingar outras pessoas, vasculhar a intimidade dos outros como detetive, enfim, dá para se fazer muita coisa mesmo, as eleições virão e as redes sociais farão o seu papel. O mundo está sendo globalizado através de uma única língua e caminha em busca de uma união moldada pelo capitalismo, logo, vemos redes sociais como o facebook se transformarem tomando outra cara, com outro escopo inevitável. É assim que funciona.
O que quero dizer é sobre o que vemos constantemente nas páginas do facebbok, manifestações sociais de toda natureza, desde campanhas contra o câncer de mama até campanhas para tirar o Big-Brother Brasil do ar. E isso é o máximo! O homem sempre teve e sempre terá acesso a ferramentas as quais ele poderá usar tanto para o bem quanto para o mal. Até mesmo os mal intencionados não de cansam de usar a bíblia sagrada para seu próprio deleite, distorcendo sua mensagem central e criando seitas maléficas.
Bom, para ser breve manifesto aqui a minha decepção com os crentes adeptos a frase em epígrafe. São pessoas que gostariam muito de expor o seu outro lado, o lado do velho homem e velha mulher que não morreu. O Facebook era a melhor estratégia para eles e nós acabamos com tudo ao nos opormos, participando e interagindo nessa rede com as mensagens do evangelho. A desculpa de que FACEBOOK NÃO É IGREJA, trata-se meramente de um chavão para nos reprimir e deixar de anunciar as boas novas do reino de Deus. Essas pessoas estão desatualizadas e totalmente por fora do que o próprio Mark Zuckerberg, objetivou para sua obra. Olhem para os links patrocinados e veja quanta propaganda, sem falar em todos os outros recursos que o Facebook nos oferece. É só explorar a coluna no canto direito do site.


Resumindo, O FACEBOOK PODE SER TUDO, MENOS IGREJA. Mateus Silva



CONCLUSÃO

 
Para concluir, gostaria de fazer uso das palavras do apóstolo São Pedro:

1. Portanto, rejeitai qualquer maldade, toda a mentira, todas as formas de hipocrisia e inveja e toda a maledicência. 2. Como crianças recém-nascidas, desejai o leite puro da Palavra, a fim de que, com esse leite, cresçais para a salvação, 3. pois já experimentastes como o Senhor é bom. 4. Aproximai-vos do Senhor, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. 5. Do mesmo modo, vós também, como pedras vivas, entrai na construção dum templo espiritual, formando um sacerdócio santo, destinado a oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por meio de Jesus Cristo. 6. De facto, lê-se nas Escrituras: «Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa. Quem nela acreditar não ficará confundido». 7. Isto é: para vós que acreditais, ela será tesouro precioso; mas, para os que não acreditam, a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8. uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair. Eles tropeçam porque não acreditam na Palavra, pois foram para isso destinados. 9. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido por Deus, para proclamar as obras maravilhosas d'Aquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. 10. Vós que antes não éreis povo, agora sois povo de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, agora alcançastes misericórdia. 11. Amados, sois peregrinos e forasteiros. Por isso, recomendo-vos que fiqueis longe dos desejos baixos que provocam guerra contra vós. 12. Comportai-vos de modo exemplar entre os pagãos, a fim de que eles, mesmo falando mal de vós como se fôsseis malfeitores, ao verem as boas obras que fazeis glorifiquem a Deus no dia do julgamento. 13. Submetei-vos a toda a criatura humana por causa do Senhor, seja ao rei como soberano,   14. seja aos governadores como enviados dele para punir os malfeitores e para louvar os que fazem o bem. 15. Pois esta é a vontade de Deus: praticar o bem, fazendo calar a ignorância dos insensatos. 16. Comportai-vos como homens livres, não usando a liberdade como desculpa para o mal, mas como servos de Deus.   17. Respeitai a todos, amai os irmãos, temei a Deus e respeitai o rei.”
I Pe 2.1-17

Para meditar

Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos as nossas contas de redes sociais? E se sempre atualizássemos o nosso perfil baseados nela? E se a consultássemos várias vezes ao dia? E se curtíssemos sempre o que nela está escrito, mesmo as mensagens de 10 exortação? E se, à luz da Bíblia, perguntássemos aos nossos amigos o que está acontecendo e nos importássemos realmente com eles? E se a tratássemos como estilo de vida? E se a divulgássemos a todos os nossos contatos? E se ilustrássemos a nossa vida e a dos que convivem conosco com os exemplos bíblicos de fé e perseverança? E se lançássemos mão dela em momentos de lazer, numa leitura prazerosa? Ao contrário das redes sociais, a Bíblia não faz fofocas nem bisbilhota a vida de ninguém.

Bibliografia

História da Igreja Cristã: Pontos Salientes Que Não Podemos Esquecer / Almeida, Abraão / Rio de Janeiro; Graça, 2009.
Manual Bíblico de Halley / Halley, Henry Hampton- Editora Vida, 2002.
Ferramenta, Saiba o Que Deus Pensa / Melo, Edino- Transcultural
Como Abrir Uma Loja Virtual de Sucesso / Salvador, Mauricio - Rio de Janeiro; Gramma, 2010.
Sites http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3539743
http://expoidea.com.br/2011/blog/a-origem-das-redes-sociais-e-a-sociedade-humana/
http://www.ibope.com.br
http://www.bibliaonline.com.br (Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

 

Sobre o autor

Cicero Mateus da Silva, casado com Simone Pereira Costa da Silva, pai de Jonathas Costa da Silva e Isabella Costa da Silva. Diácono e Ministro do Evangelho de Jesus Cristo, serve a Deus na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério do Belém, setor 14 – Jardim Ângela. É atualmente dirigente na congregação do Jardim Vale Verde, ministra aulas de teologia no Núcleo Teológico NADJAC, na sede do setor , faz parte do corpo docente da Escola de Padronização Para Professores da Escola Bíblica Dominical e também é professor de Hebraico Instrumental Bíblico. É formado em Letras pela Universidade Paulista, E-commerce e Marketing Digital pela E-commerce School, em São Paulo e em 24 disciplinas do Curso Teológico do ITAD.

Toda Honra e toda Glória seja ao nosso Deus

Amém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário