quarta-feira, 4 de abril de 2012

HERMENÊUTICA SAGRADA

Questionário 1
1.       O que significa a palavra hermenêutica?
Interpretação ou arte de interpretar. Deriva-se de Hermes que era tido como mensageiro divino, interprete dos deuses gregos. Pg.1 imagem de Hermes
2.       Qual o objetivo da hermenêutica?
Levar à fidelidade do texto sem uso de subterfugios na interpretação e nem de engano diante do povo. Pg.1

3.       Qual a importância da hermenêutica?
É importante para dar ao pregador (com a ajuda do Espírito Santo), a capacidade para interpretar o texto sagrado. Pg.2

4.       Qual a necessidade da hermenêutica?
Esclarecer dificuldades da bíblia aos leitores através de informações culturais, sócio-políticas e religiosas necessárias à compreensão dos textos. Pg.3

5.       Que ligação tem a hermenêutica com outras modalidades de estudo bíblico?
Ela tanto auxilia como é auxiliada por outros gêneros investigativos da bíblia, pois não se encontra isolada destes, os quais são: Estudo do cânon, crítica textual (baixa crítica), crítica histórica(alta crítica), exegese, teologia bíblica e sistemática.Pg.4,5,6 e 7.

6.       Que ajuda a hermenêutica pode nos dar na interpretação da bíblia?
Ela nos ajuda a desenvolver uma boa teologia bíblica e sistemática. Pg. 8

7.       Além da hermenêutica, quem mais pode nos ajudar na interpretação da bíblia?
O Espírito Santo. pg.8

8.       Mencione cinco maneiras erradas de emprego bíblico.
Ensinar como doutrina fundamental temas que a bíblia não deixa claro, fazer uso do texto sem levar em conta o seu contexto, ignorar o que a bíblia diz sobre algum assunto, fazer o texto dizer aquilo que você está inclinado a ensinar, inventar novos versículos, etc. pg.10

9.         Mencione cinco requisitos para se interpretar a bíblia.
Crer na palavra de Deus, conhecer o autor primário da palavra em estudo, ter experiência com a palavra, ter amor à palavra e ter afinidade com o Espírito Santo.
Podemos citar também o bom senso, uso do raciocínio, discernimento e, acima de tudo, temor de Deus. Pg.12,13 e 14.

10.   O que não devemos fazer ao interpretar a bíblia?
Pensar pela cabeça dos outros, confiar exclusivamente em nós mesmos e não devemos ter preconceitos. Pg.15-16.


Questionário 2
1.       O que é Sensus Plênior?
É um conceito o qual diz que a bíblia tem um sentido mais pleno do que o autor pretendia e que a participação divina é maior que a humana sugerindo, assim, mais que um significado. Pg.22,23

2.       O que a teoria da demitização entende sobre a inspiração da bíblia?
Que a mesma foi escrita em linguagem mitológica. Pg.27

3.       Como Kal Barth e Emil Brunner entendem a inspiração da bíblia?
Barth afirma que há imperfeições no registro escrito, mas que a bíblia é a fonte da revelação de Deus. Ele defende o pensamento positivo dizendo que Deus fala ao homem através da bíblia e que ela é o seu veículo divino de revelação. Já Brunner afirma que a revelação de Deus não é proposicional (feita por meio de palavra). Sendo assim, a bíblia não é uma revelação de Deus, mas tão somente um registro das revelações pessoais de Deus aos homens de Deus do passado. Isso significa que, sempre que o homem de nossos dias se encontra com Deus, através da bíblia, ela torna-se a palavra de Deus para ele. Pg.28

4.       Como Strong explicava a inspiração da bíblia?
Ele dizia que Deus teria inspirado apenas os conceitos e não as expressões literárias particulares com que cada autor concebeu seus textos. pg.26

5.       De que forma a bíblia deve ser interpretada. Literal, alegórico-figurativa ou simbólica?
Deve ser das três formas acima, segundo os conservadores.   Pg.31

6.       Qual o método mais usado pelos liberais para interpretar a bíblia?
Alegórica ou figurativa. Pg.29

7.       Qual é o primeiro caminho a ser seguido para interpretar corretamente o significado de um texto bíblico?
Realizar uma analise histórico-cultural e contextual do mesmo. Pg.32

8.       Quais são as perguntas básicas que o hermeneuta deve fazer para fixar o contexto histórico-cultural?
Quem são os destinatários? ;
De modo geral, em que situação se encontrava o escritor (na época em que escreveu), e os seus destinatários? ;
Quais os costumes dos destinatários e que conhecimento eles tinham do significado de determinadas ações? ;
Em que situação espiritual se encontrava os destinatários? pg.32,33,34,35

9.       Explique a particularidade histórica e a validade eterna do texto bíblico.
A particularidade histórica diz respeito ao que estava acontecendo na situação original em que o texto foi escrito. Já a eterna analisa a validade da mensagem para os cristãos de todas as gerações. pg.36

10.   O que precisamos fazer para aplicar a correta aplicação do texto bíblico?
Saber o que o texto significava para os seus leitores originais.pg.36


Questionário 3
1.       O que é análise léxico-sintática?
A análise léxico-sintática parte de uma terminologia chamada “lexicologia”. Trata-se da parte da gramatica que se ocupa do valor etimológico e das varias acepções das palavras. É o estudo dos elementos de formação de palavras. Sendo assim, análise léxico-sintática é o estudo do significado de palavras tomadas isoladamente (lexicologia), e o modo como essas palavras se combinam (sintaxe), a fim de determinar com maior precisão o significado que o autor pretendia lhes dar. PG.38

2.       Qual a necessidade básica da análise léxico-sintática no estudo da bíblia?
Apesar de haver outras definições dessas necessidades pelos teólogos Alexandre Carson e John A. Broadus, fico com definição de Henry A. Vikler o qual diz que “a análise léxico-sintática é necessária porque sem ela não temos certeza válida de que nossa interpretação é o significado de que Deus tencionava comunicar e se as bases para dizer que nossas interpretações da Escritura são mais válidas do que as dos grupos heréticos” .pg.40

3.       Qual a importância da análise léxico-sintática?
Ela nos conduz ao nosso alvo principal: o sentido original das palavras. Pg.41

4.       Qual a principal literatura que devemos usar para interpretar a bíblia?
A própria bíblia. pg.45

5.       Texto divorciado de contexto se torna em que?
Pretexto. Pg.46

6.       Qual a principal regra do contexto?
Devemos sempre tomar a palavra no sentido do contexto e nunca fora dele. Pg. 49

7.       O que é paralelo de palavras?
São palavras que de algum modo tem certa relação entre elas (passagens paralelas). Pg. 50

8.       O que são paralelos de ensinos gerais?
É o ato de consultar tudo o que os escritores disseram sobre um determinado assunto para chegar a uma conclusão do mesmo. Pg.51

9.       Qual é o objetivo de toda a bíblia?
Segundo Romanos 15.4, há dois objetivos maravilhosos, a saber: o primeiro, ela foi escrita para o nosso ensino, para o crente aprender, estudar e meditar; o segundo é para termos esperanças das promessas nas quais acabamos de meditar. Pg. 50

Questionário 4

1.       O que é figura de linguagem?
Figura de linguagem ou figura de retórica é o ato de se explorar o sentido conotativo de uma palavra ou de uma expressão, ou realçar a sonoridade das palavras, ou mesmo quando se procura uma forma de organizar a frase desviando-se da norma, sempre tendo como finalidade última a busca de uma forma mais expressiva de elaborar a mensagem. Pg.54

2.        Explique o que é metáfora com exemplo bíblico.
Metáfora é uma figura de linguagem que consiste numa alteração de significado por traços de similaridade entre dois conceitos. É uma comparação implícita, sem o conectivo comparativo. Exemplo: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim” (Jo 14.6). pg. 54

3.                   Explique o que é metonímia com exemplo bíblico.

É também uma figura de linguagem que, como a metáfora, consiste numa transposição de significado, isto é, uma palavra que usualmente significa uma coisa passa a ser usada com outro significado. Todavia, a transposição de significados não mais é feita com base em traços de semelhança, e sim por existir um relacionamento de contiguidade, de vizinhança, de pertinência estre eles. Exemplo: “Disse-lhe Abraão: tem Moisés e os Profetas; ouçam-nos” (Lc 16.29). Pg. 54-55

4.       Explique o que é sinédoque, com exemplo bíblico.
 O vocábulo sinédoque vem do grego “ synedoche”, e significa comparação de várias coisas simultaneamente. Refere-se ao emprego de palavras no sentido figurado, e consiste no uso do todo pela parte, plural pelo singular, do gênero pela espécie, etc. Exemplo: “Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também minha carne repousará segura”(Sl 16.9). pg.55
5.       Explique o que é antropomorfismo com exemplo bíblico.
É a atribuição de qualidades humanas ao ser divino, ou ideia de que Deus tem alguma espécie formato, similar à anatomia humana. Exemplo: ”Com pés (Gn 3.8; Êx 24.10), Com mãos (Êx 24.11; Js 4.24), Com boca (Nm 12.8; Jr 7.13), etc.   Pg. 56

6.       Explique o que é antropopatismo com exemplo bíblico.
Palavra usada para atribuir sentimentos humanos a qualquer coisa não humana, como objetos inanimados, animais, fenômenos da natureza, seres espirituais e até mesmo Deus. Exemplo: “Se arrepende (Gn 6.6), Se entristece (Ef 4.30), Sente ciúmes (Ez 16.42; Tg 4.5), etc. Pg. 56

7.       Dê um exemplo bíblico de prosopopeia.
“Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (I Co 15.55)



8.       Dê um exemplo bíblico de ironia.
“Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos mais excelentes apóstolos” (II Co 11.5). Paulo falando aos falsos apóstolos em Corinto.pg 57,58

9.       Explique o que é hipérbole com exemplo bíblico.
Figura de linguagem que engrandece ou diminui exageradamente a verdade das coisas. Exemplo: “Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que derretesse o nosso coração...”(Dt 1.28) pg.59

10.   Explique o que é tipo com exemplo bíblico.
Maneira de apresentar as realizações, o caráter e os atributos de uma pessoa através de algo ou de alguém. Trata-se de coisas que reúnem em si os caracteres distintivos de uma classe. Exemplo: “ E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem  seja levantado”.(Jo 3.14) pg.65-67

11.   Explique o que é parábola com exemplo bíblico.
É uma narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior. Exemplo: “Lc 15 – A parábola da dracma perdida, a parábola da ovelha perdida e a parábola do filho pródigo”. Pg. 73-75

12.   Explique o que é paradoxo com exemplo bíblico.
É o conceito do que é ou parece contrario ao senso comum; contrassenso, absurdo, disparate. É uma contradição, pelo menos na aparência. Exemplo: “Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me e deixa os mortos sepultarem os mortos” (Mt 8.22) . pg.83- 84


13.   Explique o que é símile com exemplo bíblico.
É algo um tanto parecido com a metáfora, mas faz uso do conectivo de comparação: “como”, “igual”, “parecido”, “semelhante”, ou seja, qualquer palavra que trace uma relação de similaridade com o objeto comparado. Exemplo: “ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve”... (Is 1.18). Pg.76- 77


6 comentários:

  1. Professor Mateus Muito Obrigado da pesclição do questionario 1 da Ermenéutica.

    Antonio Santos

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  2. Professor Mateus o questionario quatro o sr. vai postar quando ?

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  3. O questionario quatroooooooooooooooooooooo

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  4. Meu Querio Professor Irmão Mateus.

    Muitissimo Obrigado pelo o questionario quatro da Hermenêutica;

    O questionario um-dois-trs-e quatro cópiei todos,
    assim como tombem os do velho e novo testamento .

    Muito Obrigado por tudo ....Só Deus pode lhirétribuir-lhe ...

    Antonio Santos

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